In Spite of All We Are Still Here
Linda Vilka, 2025
In Spite of All We Are Still Here
Com realização de Dorottya Czakó (n.1990, Hungria) e direção de fotografia de Ramon Zagotto (n.1988, Brasil), Ruína do Futuro encena uma relação corporal com um museu em desenvolvimento cujas obras encontravam-se há 10 anos abandonadas. O Cais das Artes, localizado na cidade de Vitória, no litorial do Espírito Santo, Brasil, teve a sua construção interrompida e legalmente embargada, tornando-se um símbolo local de má gestão política, corrupção e falsas esperanças. As Obras foram retomadas apenas em maio de 2024
Através dos movimentos de Bárbara Veronez e Gabriela Moriondo, Ruína do Futuro destaca o contraste gritante entre a arquitetura brutalista do edifício e a fluidez da beira-mar de Vitória, com sua urbanicidade contornada pelo vento e suas águas calmas. A videodança resultante desta manifestaçãi corporal destaca a intenção dos artistas em ocupar para ressignificar o espaço urbano. Considerando que o investimento de quase 60 milhões de euros no Cais das Artes nunca contou com a participação ou aprovação da população local, esta apropriação artística passa a ser em si um gesto político.
Desenvolvido no contexto da Programação do Palácio das Belas Artes de Lisboa.
Financiado pelas DGArtes.